domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Origem dos seus pesadelos.


  E o último filme para a Maratona Oscar 2011 do nosso blog é "Inception", "A Origem" em português, do diretor Christopher Nolan.
  O filme narra a terrível culpa que Dom Cobb (Leonardo Di Caprio), especializado em roubar segredos valiosos do nível mais profundo do inconsciente humano enquanto as pessoas estão sonhando. Com isso ele acaba se tornando o criminoso mais procurado no mundo da espionagem. No entanto, eis que ele tem a oportunidade de rendenção e retornar à sua vida normal ao ser contratado por Saito (Ken Watanabe), com intuito de implantar na mente do jovem empresário Fischer (Cillian Murphy), para que ele divida a empresa do seu pai morto recentemente. Saito quer dominar a distribuição de energia no mundo, e a empresa dos Fischer se tornará seu principal concorrente.
  Enquanto todos crêem que implantar idéias não é viável, Cobb discorda e se propõe a provar a veracidade desse fato. Enquanto tudo isso está rolando, Cobb tem de enfrentar suas memórias fantasmagóricas com sua esposa Mal (Marion Cotillard). As lembranças de Mal têm a ver com a tenebrosa culpa que Dom carrega pelo final de seu casamento. Para essa empreitada extraordinária, ele convoca seus amigos Arthur (Joseph Gordon-Levitte), Ariadne (Ellen Page), que é aluna do curso de arquitetura que o pai de Dom ensina, e ela será a responsável por montar toda a fantasia concreta dos sonhos a serem invadidos, entre outros.
  O filme concorre a 8 categorias no Oscar 2011, Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Efeitos Especiais, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Edição de Som. Concorreu ao Globo de Ouro 2011 nas categorias Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor, Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro. E concorreu no BAFTA ganhando nas categorias Melhor Direção de Arte, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som.
  Leo Di Caprio está completamente convincente em seu papel. Não haveria melhor intérprete para a personagem Dom do que Di Caprio. Marion com sua personagem Mal, traz uma intrigante angústia para quem assiste ao filme. Por qual motivo Mal está tão presente na vida de Dom enquanto ele dorme? Porque Mal traz tanto desespero e medo a Cobb? O que Dom fez a Mal para que a lembrança dela se torne um fantasma atordoante para ele? E essa dupla fará com que os telespectadores fiquem presos à película a fim de descobrir qual a ligação inconsciente que ambos têm. E Ellen Page está fantástica. Atriz de "Juno" e "MeninaMá.Com", repete mais uma vez uma excelente performance no filme.
  Com excelentes efeitos especiais, edição de som, som, trilha sonora, se prepare porque você não desgrudará nem um minuto da tela da televisão. Os takes em "slow motion" são os melhores. Destaco o primeiro em que Dom é jogado numa banheira cheia de água para que retorne do segundo estágio do sonho. E o segundo é o momento em que o forgão está prestes a cair dentro da água. Uma cena que na estória levaria 10 segundos, na duração do filme levam 27 minutos. Entre esse ato, ocorrem simultâneamente outros três que correspondem à profundidade dos níveis dos sonhos que atingem no inconsciente do jovem Fischer. São os melhores 30 minutos da película. Uma direção fenomenal de Nolan, edição fantásticas, você se viciará neste filme. Ah! Não posso esquecer da sequencia dentro do hotel, no segundo nível do sonho, que também tira o fôlego de qualquer um. Fiquem de olho nessas cenas citadas, caros leitores.
  "Inception", produzido em 2009, tem direção e roteiro de Christopher Nolan, trilha sonora de Hans Zimmer, fotografia de Wally Pfister, direção de arte de Frank Walsh, figurinos de Jeffrey Kurland, tem duração aproximada de 148 minutos, incluindo os créditos finais.

Texto: Ricardo Montalvão

Referências:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário