terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Inferno da Alma


  O filme hoje é "Winter's Bone", que em português é chamado de "Inverno da Alma", da diretora Debra Granik.
  A estória se passa na paisagem gélida das montanhas Ozark, interior do estado do Missouri, em que Ree Dolly (Jennifer Lawrence) recebe a notícia de que caso seu pai, com liberdade condicional, não compareça à audiência em que será julgado, terá a casa em que mora com sua mãe, com problemas mentais, e seus dois irmãos pequenos Sonny (Isaiah Stone) e Ashlee (Ashlee Tompson), leiloada.
  Nessa situação Ree resolve ir à caça do seu genitor. O problema é que ela não contava com a dificuldade de retirar essa informação de seus vizinhos de região. A floresta em que reside é marcada pelo alto teor machista, tendo sido ignorada e discriminada por qualquer pessoa que se dirija. Afinal mulheres só resolvem problemas de mulheres e com mulheres. Não é admitido uma mulher ir em busca de resolução para algo que é dito do ambiente masculino. Como assim? Bom, ela está a caça do pai, no entanto, os homens da região só tratariam desse assunto, caso um outro homem, como por exemplo o tio dela, o Teardrop (John Hawkes). Por ser uma mulher, jamais conseguirá informações sobre o pai.
  Só que Dolly não se contentará com essa imposição de gênero e desafiará homens e mulheres que cruzarem seu caminho, a fim de impedirem-na de encontrar seu pai, traficante de Metanfetamina, foragido da polícia. Pois a essa altura a audiência já ocorreu e ele, como era esperado, não compareceu. E é pondo à prova o machismo da região, que a figura de uma jovem de 17 anos, responsável por sua família, que toda a película se desenrola.
  "Winter's Bone" concorre a 4 categorias no Oscar 2011. As categorias são as de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante. Recebeu os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro do Grande Prêmio do Júri do Festival de Sundance de 2011. Recebeu 7 indicações ao Film Independet Spirit Award (FISA), considerado o "Oscar" para filmes independentes. O FISA terá sua premiação no dia 26 de fevereiro de 2011, véspera do grande prêmio do cinema mundial, e as categorias concorrentes são as de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia.  E ele também foi indicado ao Globo de Ouro de 2011 na categoria Melhor Atriz de Drama.
  Jennifer Lawrence, que concorre ao Oscar de Melhor Atriz, é o centro das atenções do enredo e quem segura as pontas de um filme, aparentemente, cansativo no início. Ela denota muito bem o sofrimento, angústia, medo, preocupação, maturidade precoce, responsabilidade familiar e financeira de uma garota que teve que assumir as rédias de sua casa, após o sumiço do seu pai, já que a mãe está numa cadeira de rodas com problemas mentais. Ela nos faz, sim, mergulhar nesse universo tão confuso e dilacerador que sua personagem vive em meio ao frio nas montanhas de Ozark.
  John Hawkes concorre ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e, sinceramente, não compreendi muito bem a indicação para ele. Uma personagem, que mesmo não aparecendo direto no enredo, não é responsável por cenas muito importantes que tenham valido a pena ser indicado nessa categoria. Talvez uma atuação sem muitas observações, se não fosse a cena em que Teardrop conversa com Dolly dentro da caminhonete dele, quando resolve ajudá-la a procurar o pai, e ela pergunta se ele sempre teve medo dela, tendo uma resposta afirmativa já que Ree sempre foi inteligente. Para entender o sentido da cena, só assistindo mesmo ao filme. Teardrop é o tio paterno estúpido e violento de Ree que tenta impedí-lá a qualquer custo de encontrar seu irmão, por quase todo o enredo.
  Agora a atuação que destaco no filme, e lamento não ter sido indicada ao Oscar 2011, mas que foi reconhecida no FISA, é a de Dale Dickey. Dale interpreta Merab, a personagem mais responsável pelo insucesso de Ree durante sua jornada. Merab é parente de Thump Milton (Ron "Stray Dog" Hall), o mais temido da região e que sabe o paradeiro de Jessup, pai da personagem de Jennifer. Ao chegar na casa de Thump, R. Dolly é recebida por Merab, que tenta forçá-la a esquecer seu objetivo. Como Ree não obedece e chega a ir atrás de Milton, Merab e suas irmãs dão uma surra na garota. Dickey, aparece em cerca de 3 a 4 cenas durante todo o filme, mas arranca suspiros e tensões do telespectador nas suas breves passagens.
  A fotografia do filme é quase toda em azul. Assim como em boa parte da exibição notam-se figurinos e cenários nas cores azul e laranja. No entanto percebe-se também a grande aparição do marrom e, principalmente, a cor branca, já que o frio de Ozark acaba se tornando uma personagem coadjuvante em toda a ação. Para quem estiver interessado em descobrir os sentidos psicológicos que as cores azul, branca e marrom é só acessar as postagens anteriores A Gagueira do Rei, sobre o filme "O Discurso do Rei", ou a Hole's Kidman, sobre o filme "Reencontrando a Felicidade". Lá vocês verão os diversas influências dessas cores na mente humana, como também de outras mais. Já quanto à cor laranja, temos ofensa, agressão, competição, operacionalidade, locomoção, luz, calor, perigo, aurora, raios solares, robustez, desejo, dominação, sexualidade, força, dureza, euforia, energia, advertência, tentação, intolerância a crítica.
  "Winter's Bone", produzido em 2010, é uma adaptação do livro de mesmo nome de Daniel Woodrell, tem direção de Debra Granik, roteiro adaptado de Debra Granik e Anne Rosselini, fotografia de Michael McDonought, direção de arte de Mark White, figurinos de Rebecca Hofherr, trilha sonora de Dickon Hinchliffe, com duração aproximada de 100 minutos, incluindo os créditos finais.

Texto: Ricardo Montalvão

Referências:
TETI JÚNIOR, Ricardo Falcão. Análise da iluminação, a partir do Teatro de Brecht, no filme "Dogville". SAMPAIO, José Roberto Santos. (orientação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário