sábado, 1 de janeiro de 2011

E esse pai, hein?


  O filme escolhido para o primeiro dia do ano de 2011 é "The Kids Are All Right", ou chamado em português de "Minhas mães e meu pai".
  Recomendado por meus amigos, resolvi assistí-lo e agora escrever minhas impressões sobre ele.
  A película conta a estória de um casal de lésbicas, Nic (Annette Bening) e Jules (Julianne Moore), que são mães de Joni (Mia Wasikowska) e Laser (Josh Hutcherson).
  Joni ao fazer 18 anos, a pedido do seu irmão, resolve investigar quem seria o responsável pela doação de sêmen às suas mães, que resultou no nascimento deles dois. Após contatar o banco de sêmen, responsável pela doação, descobrem o paradeiro de Paul (Mark Ruffalo), que é o tal pai desconhecido. E então Joni e Laser resolvem ir atrás da parte paterna dos dois. Vale esclarecer que cada que cada mãe, pariu um filho.
  Paul adentra a vida da família de Nic e Jules e já causa rebuliço na casa. A começar que Nic percebe as indiretas de Paul para Jules ao contratar sua esposa para cuidar do jardim que ele tem em seu restaurante. Como se não bastasse isso, já tinha capturado também a afeição das duas crianças, o que faz Nic, e claro também Jules, sentir ciúmes dessa aproximação repentina.
  E é nesse envolvimento, meio que profundo demais, que Jules começa um romance com Paul. O que mais tarde será descoberto por Nic, e então a vida das duas virará um inferno.
  Em paralelo a isso, existem as estórias de Joni, que completara 18 anos e está indo para a universidade, e Laser, um garoto de 15 anos que se envolve com a má companhia de seu amigo Clay (Eddie Hassel), viciado em cocaína.
  Pois bem, o filme é realmente um tédio. Monótono em seu desenrolar, parece que nunca segue a diante. É como se sempre voltasse três passos para trás e caminhasse um à frente. O filme só começa a andar de fato quando Nic descobre a traição de Jules. A trilha sonora é meio chatinha e parada também. Assim como a fotografia, que só se destaca no enquadramente em que Jules (Julianne Moore) está deitada no sofá e resolve conversar, sobre o ocorrido da traição, com seus filhos durante a madrugada. Eis aí um tom azulado na filmagem, que denota toda a passividade, medo, angústia, arrependimento que a personagem tem sentido sobre Nic e seus filhos.
  Annette está bem em seu papel. A poderosa chefona da família, insensível, que vive uma terrível insegurança ao perceber as investidas de Paul em Jules, embora completamente apaixonada por sua esposa. Julianne Moore é a esposa mais sensível, amorosa, que procura sempre entender as crises existenciais de seus filhos, por mais que venha a começar um romance com o pai das crianças. Mia Wasikowska é uma jovem revoltada por ter duas mães, viver em uma família gay, que ao encontrar o pai vê na figura dele um exemplo a ser seguido, mas ao descobrir que sua outra mãe tem um caso com ele, fica desbaratinada. E Josh Hutcherson, faz Laser, 15 anos de idade, descobrindo a vida, louco de desejo por descobrir quem é o pai, mas que inicialmente se frustra pela presença paterna ser fora do que imaginara. Por fim temos Raffalo, que faz Paul, um cara com seus quarenta anos que descobre do nada ser pai de dois garotos, que o deixa bastante atordoado e sem saber como agir. Mas tenho de confessar, que aos meus olhos quem segura o filme mesmo são Annette Bening e Julianne Moore.
  Temos notoriamente alguns erros de continuidade. Primeiro momento quando Paul recebe o telefonema do banco de sêmen dando a notícia que Joni estava a procura do seu pai. E o segundo momento é quando Nic oferece um almoço para que a família conheça quem é Paul. Temos aí várias situações de garrafas de água abertas em um take e no seguinte estarem fechadas, das garrafas e taças de vinho em locais diferentes em takes sequenciais, de braços e afins também em posições diferentes.
  "The Kids Are All Right", produzido em 2010, tem direção de Lisa Cholodenko, roteirização de Lisa Cholodenko e Staurt Blumberg, direção de arte de James Pearse Connelly, tem duração aproximada de 107 minutos, incluindo os créditos finais.

Texto: Ricardo Montalvão

Referências:

Um comentário:

  1. quero assistir já!me passe a cópia!
    fiquei supercurioso! pode me ajudar com professores!

    ResponderExcluir