quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

É hora de matar a fome.



  E como ontem não tivemos filme comentado em nosso blog, hoje resolvi comentar sobre dois. E o segundo filme de hoje é "Julie & Julia", baseado em duas histórias reais contadas nos livros "My Life In France" (Minha Vida na França) de Julia Child e "Julie & Julia" de Julie Powell.
  O filme narra duas histórias de vida. A primeira é sobre Julia Child (Meryl Streep), esposa de Paul Child (Stanley Tucci), um americano que trabalha com a área de cultura nas embaixadas dos EUA pelo mundo. Paul foi transferido para Paris e lá sua esposa, Julia, descobre depois de muitas tentativas a sua verdadeira vocação. Julia amava comer e se arriscando no curso avançado de culinária no Le Cordon Bleu, dominado até então apenas por homens, descobre que sua vida é cozinhar. Vale lembrar que nossa querida senhora Child não sabia cozinhar e resolveu aprender em um dos melhores cursos de Paris e em uma turma de chefes de cozinha. Julia se destaca entre os alunos tornando-se a melhor aluna da classe, o que a faz chamar atenção de outras mulheres para o curso que participa. Em Paris ela conhece as senhoras Simone Beck (Linda Emond) e Louisette Bertholle (Helen Carey), duas escritoras que decidiram escrever um livro de culinária francesa para as donas de casa dos estados Unidos. Simca, como era conhecida Simone Beck, e Louisette convidam a personagem de Meryl Streep para adentrar nessa empreitada. Claro que ela aceita. Já que quando chegara em Paris, procurou bastante por toda a cidade um livro de culinária francesa escrito em inglês e não achou. Julia acaba sendo encarregada de traduzir o livro para o inglês e junto a isso fazer as alterações no sistema volumétrico para que as receitas ficassem iguais a quando foram concebidas em francês. Depois de oito anos de tradução e medição e editoras recusando o livro das três senhoras, eis que a Alfred A. Kinops Incorporações aceita publicar o livro delas. O livro que inicialmente se chamaria "Receitas Francesas Para Cozinheiras Americanas, teve seu nome alterado para "Dominando a Arte da Culinária Francesa". Um livro que mudou a história da culinária nos EUA e que até o término da produção do filme ele estava em sua 49a edição.
  Em contrapartida temos contada a história de Julie Powell (Amy Adams), uma funcionária pública dos Estados Unidos, a mesma profissão de Julia Child, insatisfeita com sua profissão que redescobre o amor pela vida ao perceber que ama comer e por ter a senhora Child como ídolo, resolve cozinhar. Ou melhor, aprender a cozinhar. Por esse motivo Powell decide que no período de um ano, cozinhará as 524 receitas do livro de Child, fazendo um diário de bordo e publicando em seu blog. Julie Powell é casa com Erick Powell (Chris Messina), que é quem dá a idéia do blog a ela. Erick e Julie passarão a viver dias de guerra durante esse novo projeto de vida dela. Já que nossa querida heroína que vive nos Estados Unidos durante a primeira década do século XXI, passará a dar mais importância ao seu blog e suas aventuras culinárias, do que ao próprio marido.
  "Julie & Julia" deu a atriz Meryl Streep a 16a indicação ao Oscar de Melhor Atriz no ano de 2010, embora sua colega de profissão Sandra Bullock tenha levado a estatueta para casa. O que, particularmente, é mais uma das injustiças cometidas pela academia. Enfim, Meryl executou, mais uma vez, seu trabalho primorosamente. Ela interpreta a querida senhora Child de maneira a mostrar ao telespectador o quanto ela era uma pessoa humana, bondosa, estonteante, alegre, mesmo nos piores momentos de sua vida. Diria que é uma aula de interpretação e que se não fosse ela a levar o Oscar do ano passado que no máximo fosse a jovem atriz, de idade e de profissão, Gabourey Sidibe que interpretou Claireece Precious Jone, no filme "Preciosa - Uma história de esperança".
  A atriz Amy Adams dá vida no cinema a Julie Powell, creio que, transpassando a real personalidade da escritora. Uma mulher cheia de esperanças de uma nova vida a partir de sua empreitada de fazer as 524 receitas de Julia Child, em 365 dias. E o que tudo isso lhe causou e a reviravolta de 360° graus que sofreu com o sucesso de seu projeto.
  O ator Stanley Tucci, como sempre também, dá um banho de interpretação em mais esse papel. Inclusive, ao meu ver, a indicação so Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2010 deveria ser dada a ele por esse filme e não por "Um Olhar No Paraíso". Algo que deixou o ator bastante irritado, pois não queria ser lembrado na história do cinema mundial por um filme em que dá vida, no mundo da ficção, a um assassino em série de crianças. E deve ter sido por desaprovar essa indicação feita pela academia, que ele com certeza torceu tanto para perder que de fato não levou para a casa a estatueta ano passado.
  A direção de arte, fotografia e figurino, assim como os atores, estão de parabéns. As riquezas de detalhes nas vestes, nos cenário e enquadramentos, faz de "Julie & Julia" um excelente filme. Sem esquecer da maravilhosa trilha sonora, também.
  "Julie & Julia", produzido em 2009, tem direção de Nora Ephron, roteiro adaptado de Nora Ephron, direção de arte de Benjamim John Barraud e Bettina Von Den Steinen, figurinos de Ann Roth, direção de fotografia de Stephen Goldblatt, música de Alexandre Desplat, com duração aproximada de 123 minutos, incluindo os créditos finais.

  Então como a própria Julia Child dizia, "Bon Appétit" e se deliciem ao ver essa saborosa aventura culinária.

Texto: Ricardo Montalvão

Referências:

PS: Esse filme para mim, atualmente, tem uma grande identificação comigo, pois assim como Julie Powell, também decidi me lançar em uma empreitada no final do ano passado, que é a de criar esse blog que vocês têm lido. No caso dela sobre culinária e em um prazo de 12 meses. No meu, sem prazo determinado, e sobre cinema.

Um comentário:

  1. Então, eu também adorei o filme e achei a interpretação de Meryl Streep primorosa. Dá uma fome ver o filme e um ódio mortal por não poder comer tudo aquilo.

    ResponderExcluir