quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Abram as cortinas.


  Depois de um dia sem atualizar nosso blog, por motivos de estudo, o filme de hoje é "One Last Dance" (A Última Dança).
  O filme conta a história de Travis McPhearson (Patrick Swayze), Chrissa Lindh (Lisa Niemi) e Max Delgado (George De La Pena) que são convidados a retornarem à companhia de dança que trabalhavam após a morte do diretor artístico dela, o coreógrafo Alex McGrath (Matthew Walker). Como a companhia está endividada, os funcionários resolvem entrar em tourne com o espetáculo "Sem Palavras", que estava sendo remontado pelo diretor Alex. Até então não havia problemas com a remontagem desse espetáculo, se não fossem pelos antigos bailarinos Travis, Chrissa e Max terem abandonado suas carreiras há 7 anos por não conseguirem atingir a expectativa de Alex na primeira vez que ele tentou compor esse trabalho.
  A partir daí montar esse espetáculo será um terrível encontro com os fantasmas passados desses três dançarinos que deixaram assuntos mal resolvidos entre si na época, e terão que se resolver se quiserem que o amor à dança vença esses impasses. Mas vencê-los não será fácil. Chrissa sofreu crises de estresse a ponto de ser internada, Max era quem cuidava dela, mas o seu grande amor e pai de sua filha, Travis, simplesmente era indiferente a ela e não entendia porque Lindh foi embora. Além de problemas pessoais mal resolvidos, há a problemática de Travis, que machucou seriamente seu joelho e isso dificulta sua performance nos palcos. O nosso herói da estória terá muitas dificuldades com isso, o que dificultará ainda mais a ele se entender com a personagem de Lisa Niemi, pois nossa heroína encontra qualquer defeito para piorar a crise entre eles.
  Casados na vida real e separados na ficção, Patrick e Lisa tem suas atuações e performances como dançarinos em "One Last Dance" bastante impressionantes e deslumbrantes. Diria mais mesmo que as performances dos dois dançando, é que garantem a eles esses adjetivos. Nosso outro herói, George De La Pena (Max Delgado), também atende às expectativas com sua personagem em plenos 30 anos de carreira, em estágio decadente, que para se sustentar continua dançando em escolas de dança menos valorizadas e bem ruins.
  As sequencias coreográficas presentes no filme são de uma técnina magnífica. Excelentes execuções, até os figurantes que têm de fingir que não decoraram os movimentos ainda, mesmo assim os dançarinos fazm muito bem as coreografias. Destaco aqui a cena em que as personagens Travis e Chrissa, depois de brigarem por quase toda a extensão do longa, finalmente resolvem discutir a relação a fim de se acertarem. Ou ao menos tentarem isso. Enfim, a discussão deles não haveria de ser feita melhor no filme do que com um "pax de deux" entre eles. Isso mesmo! Eles têm a famosa 'DR' dançando. A fotografia nessa hora, juntamente com a iluminação cênica, entram em tanta harmonia com a semiologia, que transformam desses minutos dançantes, entre brigas e entendimento, um momento único de deslumbramento de entorpecer qualquer um, por mais que não entenda nada de dança e sobre dança. A iluminação trata de dar à cena tons azuis, negros e cinzas que per passam a insegurança, o nervosismo, o medo, a passividade dos dois, a raiva, a tristeza, a dor, a melancolia, a angústia, a intriga, a renúncia, ao desânimo, ao passado, ao aborrecimento, ao afeto, a fidelidade, o amor, aos sentimentos mais profundos que os dois sentem. Tudo isso com um baú de cor vermelha, que vem significar a força, a energia, a revolta, ao movimento, a coragem, a intensidade, a paixão, a glória, ao vigor, ao calor, a violência, a dureza, a excitação, a dureza, a ira, a emoção, a ação, a agressividade, a extroversão e a sensualidade que envolve ambos nesse misto de amor e ódio ressentidos.
  "One Last Dance", produzido em 2003, tem direção e roteirização de Lisa Niemi, direção de fotografia de Bert Dunk A.S.C, C.S.C., direção de arte de Rejan Labrie, música de Stacy Widelitz, coreografias de Alonzo King, Dwight Rodhen (interpreta no filme a personagem Carlos Chason), Patsy Swayze e Doug Varone. O filme foi inspirado na peça "Without A Word" criada e dançada por Patrick Swayze, Lisa Nieme e Nicholas Gunn, e tem duração aproximada de 92 minutos, incluindo os créditos finais.

Texto: Ricardo Montalvão

Referências:
- BASTOS FILHO, Heliodoro Teixeira.; FARINA, Modesto. e PEREZ, Clotilde. Psicodinâmica das cores em comunicação. 5a edição revista e ampl. Edgar Blücher, 2006. São Paulo, SP.
DANGER, Eric P. A cor na comunicação. SÁ, Ilza Marques de. (tradução). Forum Editora LTDA., 1973. Rio de Janeiro, RJ.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. 3a edição. Annablume, 2004. São Paulo, SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário