sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A espera do homem perfeito.


  O filme escolhido para encerrar o ano é o mais novo de Woody Allen. "Você vai conhecer o homem dos seus sonhos" que inglês recebe o nome de "You Will Meet a Tall Dark Stranger".
  Ele conta a estória de Helena (Gemma Jones) que acaba de se separar do seu marido Alfie (Anthony Hopkins) e desesperada resolve pedir ajuda a uma falsa vidente, interpretada pela atriz Pauline Collins, que servirá apenas para dizer o que a ex-senhora Alfie deseja ouvir. Já Alfie, é um senhor de 70 anos que se comportar como se tivesse 40 anos a menos. Não é a toa que se envolve com Charmanie (Lucy Punch), uma garota de programa pela qual ele se apaixona e resolve casar com ela, para tirá-la dessa vida. Alfie e Helena tiveram dois filhos, embora só sua filha Sally (Naomi Watts) esteja viva. A personagem de Naomi é casada com Roy (Josh Brolin), um escritor fracassado e que insiste em continuar seguindo essa carreira.
  Roy se apaixona por Dia (Freida Pinto), sua vizinha de verão e que a adota como sua musa inspiradora. Sally, formada em Artes e especializada em História da Arte, resolve começar a trabalhar para sustentar sua casa, já que depende de sua mãe. Ela vai trabalhar na galeria de Greg (Antonio Banderas) e acaba se apaixonando por seu novo patrão. O dono da galeria por sua vez, com problemas no casamento, acaba se envolvendo com uma artista plástica que é amiga e protegida de Sally. Enfim, é nesse emarenhado de romances desfeitos, prestes a acabar e novos outros começando que o novo Woody Allen se ambienta na Inglaterra.
  É possível notar alguns erros cometidos durante a estória. Roy descobre que dois grandes amigos seu, de noitadas a base de bebida e muito poker, sofrem um acidente, sendo que um morre e o outro está em coma. Ele se quer foi ao velório ou enterro do amigo morto. A amante de Greg usando brincos de pérola tranquilamente, como se nada estivesse acontecendo, em sua casa justamente na hora em que Sally a visita. Fica claro que ela usava os brincos de propósito quando Sally foi vê-la, no entanto comenta de maneira despretensiosa sobre o caso que está tendo com Greg. E por ultimo um tremendo erro de continuidade. Ou melhor, vários erros seguidos na sequencia em que Chamaine está na academia com o pé torcido e um colega de academia chega e começa a massagear o pé dela. Ele aproveitando-se da situação, passeia com sua mão nas pernas da garota. A cada take feito nessa cena, a mão dele ou a perna dela encontram-se em posições diferentes do take anterior. Uma lástima Woody Allen ter consentido que essa cena fosse posta no filme desse jeito.
  Anthony Hopkins e Gemma Jones estão engraçadíssimos e fabulosos em suas interpretações. Ele um garanhão de 30 anos em plenos 70 de idade e ela uma senhora desnorteada e atrapalhada por ter sido abandonada pelo marido depois de 40 anos de casados. Naomi Watts e Josh Brolin também estão bem em seus papéis de uma esposa que vive as custas da mãe por que o marido não arranja um emprego, além de ser recusada por sua nova paixão, o Greg. E ele, com seus quase 50 anos insistindo em querer ser escritor, embora decadente, que se apaixona por sua vizinha de veraneio. O fato de Sally e Roy terem se apaixonado por outras pessoas, faz com que o casal se divorcie. Pauline Collins está hilariante na pele da falsa vidente que aconselha Helena em suas desventuras pós-separação. E a atriz Lucy Punch, que me perdoe, mas sua personagem está parecendo na verdade um travesti que acabou de fazer a cirurgia de troca de sexo. Ela está muito bizarra na pele de uma garota de programa que se casa pelo dinheiro do marido.
  Há no filme a presença do narrador-personagem como agente da estória, em que conta o que aconteceu e o que acontece na vida de cada uma das personagens, justificando suas atitudes. Ou seja, mais um filme em que sofre influência direta do Teatro Épico de Bertholt Brecht. A fotografia, juntamente com a direção de arte, fazem do filme uma coleção primorosa de bons efeitos, bons cenários, sem entediar a visão do telespectador, como pode ser visto em "Vicky Cristina Barcelona", outro Woody Allen, que praticamente toda a fotografia é composta por um alto teor cítrico, embora haja sim, um sentido para isso.
  "You Will Meet a Tall Dark Stranger" ou melhor, "Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos", produzido em 2010, tem direção e roteirização do próprio Woody Allen, com direção de arte de Dominc Masters, direção de fotografia de Vilkmos Zsigmond, e duração aproximada de 98 minutos, incluindo os créditos finais.

Texto: Ricardo Montalvão

Referências:

PS: Desejo a todos uma excelente virada de ano e que 2011 seja repleto e bem recheado de bons momentos em suas vidas. Obrigado e até o ano que vem!

2 comentários:

  1. quero vê se assisto amanha!!! fiquei super curioso depois do comentário...

    ResponderExcluir
  2. estou muito curiosa pra ver esse filme tb, pq além de ser do meu diretor favorito fiquei instigada em vê-lo ainda mais após esse texto do seu blog.
    cheirooo

    ResponderExcluir